Por meio de uma colaboração entre o Laboratório de Criopreservação e Reprodução Assistida (LabCrio) do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (CEMIB) e o Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) foi possível a exportação de ratos da linhagem Wistar Audiogenic Rat (WAR) para o RRRC (Rat Resource & Research Center) dos Estados Unidos contribuindo com a pesquisa científica internacional.
O LabCrio do CEMIB, sob a coordenação dos pesquisadores Dra. Andréia Ruis Salgado e Dr. Luiz Augusto Corrêa Passos, realizou a descontaminação de matrizes de ratos da linhagem WAR, um modelo que desenvolve crises epilépticas de origem audiogênica. Tais animais são essenciais para estudos em neurociência e foram desenvolvidos pela equipe liderada pelos pesquisadores Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco e Dr. José Antônio C. Oliveira ao longo de 60 gerações.
Por se tratar de um modelo animal de grande complexidade, o processo utilizado para obtenção de animais limpos compreendeu diferentes etapas e a seleção genética por score dos indivíduos com fenótipo mais severo. As matrizes depositadas no RRRC apresentam um padrão sanitário de excelência, garantindo a qualidade da pesquisa realizada com essa linhagem por grupos de pesquisa de todo o mundo.
Essa exportação reflete o compromisso do CEMIB com a excelência científica e a colaboração internacional, fortalecendo a posição do Brasil como um importante contribuinte para o avanço da ciência.