Linhas de Pesquisa

FVB_marca

Nos últimos anos, com o emprego de modelos animais complexos e sofisticados, houve um notável progresso científico, com consequências diretas na qualidade de vida das populações. Como suporte para esse desenvolvimento, a Ciência conta com a pesquisa realizada em Centros de Referência na área de Ciência de Animais de Laboratório (CAL).

O CEMIB, como uma CORE FACILITY, realiza pesquisa e promove o desenvolvimento científico e tecnológico em CAL, complementando as atividades de produção de animais certificados.

A pesquisa realizada no Centro conta com programas próprios e em colaboração com grupos da Universidade e de outras Instituições de Ensino e Pesquisa.

Linhas de pesquisa internas

Dra. Andréia Ruis Salgado Laboratório de Criopreservação e Reprodução Assistida – CEMIB/UNICAMP

• Efeito da microbiota intestinal na crise epiléptica em ratos WAR (Wistar Audiogenic Rats) – em colaboração.
  • Desenvolvimento de estratégias de reprodução assistida na descontaminação de linhagens murinas.
  • Otimização de protocolos empregados em programas de fertilização in vitro e na criopreservação de germoplasmas murinos.

Dra. Daniele Masselli Rodrigues Demolin Laboratório de Controle de Qualidade Sanitária Animal – CEMIB/UNICAMP

• Caracterização de agentes patogênicos emergentes e reemergentes com técnicas sorológicas e moleculares.
  • Otimização de protocolos de monitoramento de saúde animal para agentes patogênicos de alta prevalência em biotérios.
  • Análise da evolução do quadro epidemiológico de agentes de alta prevalência em instituições nacionais.

Dra. Karin Maia Monteiro  Comissão de Ensino – CEMIB/UNICAMP

• Estratégias para capacitação continuada para profissionais de centros de produção de modelos com genomas complexos.

Dr. Marcus Alexandre Finzi Corat Laboratório de Desenvolvimento de Modelos Biológicos – CEMIB/UNICAMP

• Manipulação e cultivo de células-tronco e progenitoras hematopoiéticas (HSPC’s) para o tratamento de doenças hematológicas.
  • Uso da tecnologia CRISPR/Cas9 para inativação viral e desenvolvimento de vacinas.
  • Manipulação genética, fisiológica e ambiental de animais para produção de modelos biológicos para estudo de doenças e terapia que afetam a saúde humana e animal.
  • Desenvolvimento de modelos biológicos para estudos de biomateriais e suas aplicações.

Linhas de pesquisa em colaboração

Prof. Dr. Marcelo Alves da Silva Mori – Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LaBE) – Instituto de Biologia-UNICAMP

• EMU FAPESP: Aquisição de equipamentos para a instalação de uma central multiusuária de avaliação sanitária, genética e reprodução assistida no CEMIB, contribuindo com o fortalecimento da pesquisa médico-biológica do estado de São Paulo.

Prof. Dr. Marco Aurélio Ramirez Vinolo – Laboratório de Imunoinflamação – Instituto de Biologia-UNICAMP

• EMU FAPESP: Aquisição de equipamentos para instalação de uma unidade de criação e experimentação de animais axênicos no CEMIB-UNICAMP para atender à comunidade científica e à pesquisa médico-biológica do estado de São Paulo

Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco – Departamento de Fisiologia – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

• Avaliação de crises epilépticas desencadeadas por estímulos audiogênicos em ratos da linhagem Wistar Audiogenic Rat (WAR) livres de agentes patogênicos específicos.

Prof. Dr. Roger Frigério Castilho – Departamento de Patologia – Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP

• Papéis fisiopatológicos da NAD(P) + transidrogenase mitocondrial.
  • Função e disfunção mitocondrial: implicações para o envelhecimento e doenças associadas.