A aquisição de modelos especiais, em específico, os modelos geneticamente modificados e comumente comercializados por renomadas Instituições internacionais (Jackson Laboratories, Cyagen, Taconic, Charles River) e para uso específico nas pesquisas científicas estão condicionados a acordos e permissões presentes no MTA (Material Transfer Agreement).
O MTA é um documento contratual firmado entre o responsável pelo material biológico/organismos (linhagens celulares, vetores, plasmídeos, compostos químicos) e modelos animais, entre o pesquisador/Instituição usuária que irá recebê-lo. As condições descritas neste documento devem ser respeitadas quanto à restrição ao acesso e uso do material em referência.
O CEMIB atua com um caráter multidisciplinar e responsável por receber animais, produzir e fornecê-los.
O envio das informações e documentos relacionados com as linhagens portadoras de MTA (Material Transfer Agreement) são de responsabilidade do pesquisador e imprescindíveis para viabilizar a criação destes modelos sem comprometer os termos do MTA e atender aos programas de pesquisa desenvolvidos na Universidade.