O CEMIB

O CEMIB, Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório, é uma unidade da Universidade Estadual de Campinas subordinada à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN.

Como uma Core Facility, o CEMIB produz matrizes certificadas do ponto de vista genético, sanitário e ambiental. O Centro supre a demanda de biotérios de experimentação, fornece animais para a comunidade científica da UNICAMP e externa, realiza pesquisas, capacita recursos humanos e desenvolve tecnologias em Bioterismo. O Centro presta serviços de avaliação sanitária e genética de modelos animais, orienta acasalamentos de linhagens com genomas complexos, criopreserva embriões, espermatozoides e ovários murinos e auxilia linhagens com perdas reprodutivas empregando técnicas de reprodução assistida. O CEMIB também assessora instituições interessadas em infraestrutura para biotérios, permitindo que a comunidade científica desenvolva pesquisas com resultados confiáveis e reprodutíveis, sempre cumprindo com princípios éticos e de bem-estar animal.

Com a missão de promover o desenvolvimento tecnológico e científico em Ciência de Animais de Laboratório, o CEMIB é referência nacional e internacional na área de Bioterismo, importando e exportando linhagens de animais, oferecendo serviços especializados, contribuindo para a melhoria da qualidade das pesquisas na UNICAMP, instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas e centros de pesquisa do nosso país.

laboratório de análise

Credenciamento Internacional

Em 1997, após a avaliação de protocolos, procedimentos e qualificação das equipes, o CEMIB conquistou o reconhecimento internacional como um Centro de Referência credenciado pelo ICLAS (International Council for Laboratory Animal Science), mantendo-se até os dias atuais como Membro Institucional. A partir de um knowhow estabelecido por meio de apoio internacional, o CEMIB participa, desde 2013, como único representante da América Latina, do PEP (Performance Evaluation Program for Diagnostic Laboratory), uma rede que reúne laboratórios credenciados de outros países e certifica os protocolos empregados nas rotinas e os resultados obtidos com a avaliação sanitária de animais de laboratório. Em 2016, o Laboratório de Controle Genético também passou a integrar a rede ICLAS – Genetic Monitoring Reference Program cujo foco é o monitoramento genético de linhagens utilizadas por renomados Centros internacionais. A participação do CEMIB em tais redes tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da Ciência de Animais de Laboratório, harmonizar protocolos internacionais e assegurar a qualidade do modelo animal no avanço das pesquisas médico-biológicas e no bem-estar animal.