Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sediou em julho deste ano a primeira reunião oficial da Academia Brasileira da Ciência em Animais de Laboratório (ABCAL), um marco importante para a ciência médico-biológica do nosso país. No evento, que contou com a presença dos membros da Academia, foram discutidos temas centrais para o avanço da ciência no Brasil, especialmente no que tange à pesquisa biomédica e à bioética na experimentação científica com animais.

Dentre os pontos abordados, destacou-se a necessidade de aprimorar os protocolos de bem-estar animal e garantir que os experimentos sigam os padrões internacionais de ética e qualidade. Os membros também debateram iniciativas para fortalecer a colaboração entre universidades e centros de pesquisa, visando o desenvolvimento de novos protocolos que permitam reduzir o uso de animais, sem comprometer os resultados científicos.

Membro da ABCAL, ocupando a cadeira de número cinco na Academia, o ex-diretor do CEMIB, Dr. Luiz Augusto Corrêa Passos enfatizou a importância desse encontro para o futuro da ciência no Brasil. “A reunião na UNICAMP foi um passo decisivo para consolidarmos uma comunidade científica ainda mais comprometida com a inovação nas pesquisas com animais de laboratório. A presença de tantos membros da Academia reforça nosso compromisso com o avanço da ciência”, declarou.

A realização da primeira reunião na UNICAMP demonstra o protagonismo da Universidade no cenário científico nacional, reforçando sua posição como um polo de inovação e pesquisa. O encontro foi visto como um importante marco inicial para a criação de novas diretrizes que impactarão positivamente o desenvolvimento científico em diversas áreas.

A próxima reunião da ABCAL já está prevista para o segundo semestre do próximo ano, com a expectativa de ampliação dos debates e envolvimento de ainda mais instituições e profissionais.