Congresso Internacional promovido pela SBCAL

Evento realizado em Goiás apresentou novidades e promoveu debates relacionados ao uso de animais de Laboratório.

Profissionais do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (CEMIB) participaram do 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), 4º Encontro Latino Americano de Ciência em Animais de Laboratório e da Reunião Anual do International Council on Laboratory Animal Science (ICLAS). O evento foi realizado em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de junho, e teve como objetivos discutir os temas relacionados ao uso de animais em pesquisa e ensino e apresentar iniciativas de sucesso já implementadas na área.

Durante o encontro, foram realizados minicursos, mesas redondas e conferências apresentadas por pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Japão, Canadá, Argentina e outras nacionalidades. Entre os temas abordados estavam as estratégias e tentativas para melhorar o bem-estar animal, a legislação nas pesquisas com animais, o programa de controle de qualidade para roedores e os animais de produção em pesquisa.

Ao todo, 18 funcionários tiveram a oportunidade de participar do encontro que contou com recursos do CEMIB e o apoio da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp).

A produção de animais geneticamente modificados trouxe um salto qualitativo na área da ciência em animais de Laboratório e contribui para o entendimento de várias doenças humanas. Contudo, exigem uma alta capacitação técnica para serem produzidos.

A participação expressiva de funcionários do CEMIB reforça a visão de futuro deste Centro. E a iniciativa ressalta o papel de destaque da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de ensino e pesquisa.