Pesquisador Responsável:
Prof. Dr. Marcelo Alves da Silva Mori
Coordenador Central Multiusuária:
Dr. Luiz Augusto Corrêa Passos
Vice-Coordenadora:
Dra. Daniele Masselli Rodrigues Demolin
O apoio obtido junto à FAPESP possibilitará a expansão na prestação de serviços consolidados e a oferta de novos serviços especializados.
Nos últimos anos, o número de animais geneticamente modificados para pesquisa médico-biológica (muitas delas humanizadas), aumentou significativamente. Atualmente, mais de 96.400 novas linhagens estão disponíveis para uso no estudo de doenças; para a descoberta de novos procedimentos terapêuticos e para testes de medicamentos, dispositivos médicos e vacinas, entre outras finalidades. Poder receber, caracterizar, monitorar e ampliar estes animais, preservando as suas características originais, é uma ação essencial à uma pesquisa biomédica competitiva, sendo que, para isso, um parque de equipamentos especializados e protocolos atualizados são indispensáveis.
Paralelamente, em nosso país poucas instituições desenvolvem animais com alterações genéticas como prestação de serviço. Com o apoio da FAPESP, a Central Multiusuária fortalecerá rotinas já estabelecidas que são empregadas no atendimento de várias instituições nacionais em serviços de Saúde Animal, Controle Genético e Criopreservação e Reprodução Assistida, bem como possibilitará assistir a pesquisadores e grupos de pesquisa do estado de São Paulo também neste expediente.
Como uma Core Facility, o CEMIB confia que o salto qualitativo derivado destes investimentos aproximará o Centro de instituições similares de países da Europa, Ásia e América do Norte, ao mesmo tempo em que os novos serviços fortalecerão a pesquisa médico-biológica em nosso estado.
As regras de utilização dos equipamentos compreendem agendamento e comunicação prévia, respeitando-se o que segue:
Horários de funcionamento: das 9:00hs às 17:00hs.
Acesso aos espaços, serviços e equipamentos: mediante agendamento prévio em planilha específica.
Atendimento pelos técnicos: mediante agendamento e escalas de serviços dos profissionais.
Recepção dos animais para alojamento: mediante comunicação prévia e disponibilidade de espaço. É indispensável o agendamento.
O Comitê Gestor da Central Multiusuária é formado pela Diretoria do CEMIB (Diretor e Diretor Associado, Diretor Científico e Tecnológico). O Comitê é responsável pela coordenação do plano gestor da Central Multiusuária e pela interlocução com o Pesquisador Responsável e com o Conselho Científico.
As solicitações pelos serviços oferecidos pelo Centro deverão ser enviadas previamente para o e-mail emucemib@unicamp.br, contendo as seguintes informações: dados do solicitante, e-mail, telefone de contato, perfil de serviço desejado e data pretendida.
Com a solicitação, a área orçamentária do CEMIB (vendabio@unicamp.br) encaminhará ao usuário uma proforma com os custos de cada serviço. Após a confirmação será realizado o agendamento com o respectivo laboratório. Nos casos de solicitações excepcionais, estas poderão ser discutidas com o CONSTEC e, quando necessário, com o Comitê Gestor.
EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS DO EMU:
Cabine de Biossegurança Classe II A2: manutenção de segurança dos embriões durante sua manipulação.
Eletroporador AAF-1003B: transfecção de células tronco com DNA, RNA e complexos riboproteicos para CRISPR-Cas9 (tipo de célula: célula tronco embrionária de camundongo).
Estereomicroscópio Discovery V20: visualização de estruturas em profundidade (imagens tridimensionais detalhadas).
Incubadora Multigás: manutenção de culturas celulares, manutenção e cultivo de embriões em protocolos de reprodução assistida.
Microscópio Axio Observer 7 APOTOME: Microscópio para imagens multimodais e de super-resolução de espécimes vivos e fixos e estruturas.
Micromanipulador – microscópio invertido para fertilização in vitro: Essencial em técnicas como a microinjeção; recombinação homóloga por injeção de células modificadas em blastocistos, stem-cells, edição gênica pela técnica CRISPR-CAS9, ICSI (injeção intracitoplasmática), entre outras.
QuantStudio™ 7 Flex Real time PCR: sistema de PCR em tempo real utilizado para determinação de curva-padrão, experimentos com comparação de Ct, genotipagem por real-time (filtros ROX, FAM, VIC e amplificação de poços controle negativo), expressão gênica, análise de ausência/presença, determinação da curva de Melting (filtros ROX e SYBr) e quantificação de carga viral.
Sistema CASA – Sperm Class Analyzer System: realização de técnicas de reprodução assistida, através análise de sêmen para diversos parâmetros como motilidade, concentração, morfologia, fragmentação de DNA, vitalidade, acrossomos e leucócitos.
Ultrafreezer vertical -86oC: congelamento de amostras biológicas obtidas de animais, tais como: DNA, RNA, tecidos, órgãos, células, vírus, bactérias, plasmídeos, sangue e derivados.
VITEK 2 Compact 60: identificação microbiana, banco de dados de identificação. Detecção de microrganismos (Gram positivos, Gram negativos, Leveduras, Neisseria, Haemophillus, Anaeróbios, Corynebacterium. Antibiograma de amostras clínicas e identificação de microrganismos multirresistentes a drogas (MDRO).