EMU PMP – FAPESP/2023

Agouti

Pesquisador Responsável:
Prof. Dr. Marco Aurélio Ramirez Vinolo

Coordenador Central Multiusuária:
Dra. Daniele Masselli Rodrigues Demolin

Vice-Coordenadora:
Dra. Andréia Ruis Salgado

O financiamento obtido junto à FAPESP visa a produção e manutenção de colônias axênicas para atender à comunidade científica e à pesquisa médico-biológica do estado de São Paulo.

Os primeiros animais axênicos chegaram ao CEMIB em 29 de julho de 1993, doados pelo Prof. Dr. Jean-Louis Guénet, e foram alojados em Unidades Isoladoras na Área de Fundação do Centro. Obtidos da empresa IFFA CREDO, foram recebidos 8 fêmeas e 4 machos da linhagem OF1, que foram expandidos e monitorados regularmente pelo laboratório de controle sanitário. As colônias mantiveram o seu padrão original durante todo o período em que estiveram no CEMIB até serem descontinuadas para dar lugar a novas matrizes, uma vez que não havia mais uma demanda para estes animais.

Por outro lado, mais recentemente, as pesquisas relacionadas com o microbioma e a influência da flora associada na saúde e em diversas funções de nosso organismo voltaram e estão em franca ascensão. Para tais estudos, o uso de animais axênicos ou sem flora associada (tradicionalmente conceituados como germ-free) é indispensável. Contudo, em razão das dificuldades técnicas e das exigências deste modelo quanto aos laboratórios de suporte requeridos (em especial o laboratório de controle sanitário), e quanto às rotinas diferenciadas para criar, manter, produzir e utilizar animais axênicos, a introdução destes animais em Biotérios e Centros de Bioterismo é, portanto, um desafio que exige experiência.

Com o apoio da FAPESP, a Área de Criação e Experimentação de Animais Axênicos ampliará as suas atividades e as rotinas empregadas na manutenção de animais em condições de barreira máxima. Atuando como uma Central Multiusuária, o Setor de Animais Axênicos prestará serviços especializados voltados para a produção, manutenção e no uso destes animais no Centro.

As regras de utilização compreendem: agendamento e comunicação prévia, respeitando-se o que segue:

Horários de funcionamento: das 9:00hs às 17:00hs.

Acesso aos espaços e serviços: mediante agendamento prévio em planilha específica.

Acesso aos equipamentos: em se tratando de área de barreira máxima, o acesso será restrito. As solicitações serão avaliadas e discutidas pela Direção e pelo Comitê Gestor.

Atendimento pelos técnicos: mediante a escala de serviços dos profissionais envolvidos nesta Unidade.

Recepção dos animais para alojamento: mediante comunicação prévia e disponibilidade de espaço. É indispensável o agendamento.

O Comitê Gestor desta Unidade é formado pela Diretoria do CEMIB (Diretor e Diretor Associado, Diretor Científico e Tecnológico), responsáveis pela coordenação do plano gestor, com a interlocução do Pesquisador Responsável e do Conselho Científico.
A solicitação pelos serviços oferecidos pelo Centro deverá ser enviada previamente ao e-mail exclusivo emupmpcemib@unicamp.br, contendo as seguintes informações: dados do solicitante, e-mail, telefone de contato, perfil de serviço desejado, data pretendida.

EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS:

Autoclave: Esterilizador automático a vapor saturado elétrico, do próprio equipamento, com vácuo pulsante (bomba de vácuo de 4 cv), utilizado para esterilização e secagem de instrumentais e utensílios empacotados ou não, como tecidos, luvas, líquidos, ração animal e vidraria.
Centrífuga refrigerada: Rotinas de técnica moleculares. Ideal para extração de DNA, RNA, REAL-TIME PCR.
Incubadora microbiológica: Rotinas de certificação microbiológica dos animais, insumos e amostras biológicas.
Isobox: Manipulação de materiais e insumos em condições assépticas e controladas. Projetado para permitir a manipulação de materiais em um ambiente específico oferecendo as possibilidades de pressão positiva (bioexclusão) ou negativa (biocontenção). Possui estanqueidade, filtração absoluta (HEPA) e porto de passagem permitindo a conexão com isoladores. Os portos são estilo eclusa com duas portas independentes.
Lavadora ultrassônica: Utilizada para limpeza de materiais de laboratório, bebedouros, tampas, bicos e outros garantindo a eficiência nos processos de lavagem e otimizando recursos operacionais.
Microscópio ótico: Rotinas de microbiologia, parasitologia, esfregaços e amostras.
Módulo de troca: Equipamento empregado no manuseio dos animais e no manejo das colônias de axênicos. Permite, também, a manipulação de materiais biológicos (insumos e amostras), impedindo sua contaminação por agentes externos e proporcionando altos índices de proteção aos animais, ambiente e operador. O equipamento fornece bioexclusão, protegendo a integridade sanitária do material ou animal que está sendo manipulado.
Módulo inoxidável para acomodação de cilindros estéreis: Módulo dedicado ao armazenamento de cilindros de inox para isoladores na área de trabalho e/ou em estoque. Estrutura em aço inoxidável, de altíssima durabilidade, com dimensões de 2.000 mm de comprimento, 700 mm de profundidade e 2.000 mm de altura.
Pass-through: Confeccionado em alumínio, PVC e aço inox, atende aos mais rigorosos processos em que o trânsito de materiais exige total segurança, atuando como uma barreira entre ambientes com eficiência e eficácia, garantindo a transferência segura de materiais, amostras e instrumentos de um ambiente controlado para outro. O equipamento possui um porto de passagem em ambos os lados do corpo principal, permitindo para entrada e saída de materiais entre as áreas de acesso e de trabalho.
Racks ventiladas: Equipamento para o alojamento dos animais em experimentação, projetado especialmente para animais axênicos, oferecendo tripla filtragem de ar na entrada e filtração absoluta na entrada e saída de ar. Tem capacidade para 64 mini-isoladores selados que mantem a estanqueidade mesmo fora do equipamento. Possui dispositivo de conexão que permite o monitoramento à distância.
Robô de desinfecção por peróxido de hidrogênio: Garantir a desinfecção de ambientes de barreira máxima e salas de criação animal.
Unidades isoladoras com acessórios: Manutenção de modelos animais em barreira máxima e condições controladas.