O CEMIB compreende uma área de 2.100m2 com instalações edificadas para atender diferentes atividades. A complexidade das rotinas é facilitada por um conjunto arquitetônico constituído de barreiras sanitárias instaladas para garantir a qualidade na produção de modelos animais certificados. As áreas são interconectadas e atuam de maneira integrada. A qualidade dos processos instalados, dos serviços e dos animais fornecidos, é assegurada por autoclaves de fronteira dupla-porta; portas especiais para sala limpa com fechamento magnético para acesso às áreas; corredores, air-locks; fluxo de sentido unidirecional; sistemas de duchas e obrigatoriedade de uso de vestimentas esterilizadas, precedendo o acesso às áreas de criação. Completando a infraestrutura da Unidade, o Centro conta com laboratórios especializados projetados para atender à diferentes necessidades da Ciência de Animais de Laboratório, tais como monitoramento sanitário e genético, criopreservação e reprodução assistida, criação de modelos geneticamente modificados e animais axênicos.
O Centro compreende as seguintes divisões:
Divisão Tecnológica
Compreende as áreas destinadas à produção animal:
- Colônias de Fundação
- Expansão de Matrizes
- Produção de Modelos Especiais Certificados
- Produção de Linhagens Tradicionais Certificadas
- Quarentena
- Áreas de Apoio
- Estoque de Ração e Maravalha
- Expedição de Animais
- Controle Ambiente
Divisão de Pesquisa
Como CORE FACILITY, a Divisão de Pesquisa compreende os seguintes laboratórios:
- Laboratório de Controle Genético
- Laboratório de Controle de Qualidade Sanitária Animal
- Laboratório de Criopreservação e Reprodução Assistida
- Laboratório de Desenvolvimento de Modelos Biológicos
Ensino
A multidisciplinaridade e dinamismo da Ciência de Animais de Laboratório torna indispensável a capacitação contínua de profissionais e pesquisadores. Programas de formação continuada envolvendo manejo, bem-estar animal e técnicas avançadas de experimentação asseguram o alto padrão ético e científico dos procedimentos em rotina no Centro. Além disso, treinamentos especializados fomentam a disseminação de boas práticas e a atualização dos conhecimentos, contribuindo para a excelência das pesquisas e a formação de técnicos e pesquisadores alinhados com as normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA.
Administração
A área administrativa assiste a expedientes do Centro e externos, como a importação e exportação de linhagens e matrizes para grupos de pesquisa da UNICAMP e de outras instituições. Além disso, é responsável por planejamento logístico, pela gestão de recursos humanos, gestão de contratos e convênios, comunicação entre as áreas, registro e arquivamento de documentos, aquisição de materiais, insumos e serviços, controle de qualidade e conformidade com normas éticas e legais, promovendo um ambiente de produção animal e pesquisa robusto e confiável.